6. Empédocles de Agrigento (c. 490-430 a.C.)

Leucipo de Mileto

Empédocles de Agrigento

 Empédocles de Agrigento (c. 495-424 a.C.) foi um filósofo, poeta e político grego pré-socrático nascido em Agrigento, na Sicília. Sua filosofia abrangeu diversos campos, incluindo a natureza, a ciência e a religião, e suas contribuições foram profundas no desenvolvimento da teoria dos quatro elementos.

 Uma das teorias mais conhecidas de Empédocles é a dos quatro elementos fundamentais: terra, água, ar e fogo. Ele acreditava que esses elementos eram eternos e em constante mudança, e todas as transformações no mundo resultavam da combinação e separação desses elementos. Essa visão teve influência não apenas na filosofia e na ciência, mas também na alquimia medieval e no pensamento de filósofos posteriores, como Platão e Aristóteles.

 Além disso, Empédocles propôs dois princípios cósmicos adicionais: a Força Atrativa e a Força Repulsiva. Essas forças eram responsáveis pelo movimento dos elementos, pela formação e dissolução dos seres vivos. Ele também relacionou as percepções sensoriais aos elementos correspondentes, vendo-as como causadas pelos elementos presentes no ambiente.

 

Empédocles também teve uma abordagem característica sobre a origem e a evolução dos seres vivos. Ele postulou que no início do mundo, havia seres vivos simples e semelhantes a plantas. Com o tempo, eles se tornaram mais complexos e diversificados, através de um processo de seleção natural.

 Outro aspecto importante do pensamento de Empédocles é sua visão religiosa e espiritual. Ele acreditava que era um homem sábio e iluminado que tinha uma missão de ensinar a humanidade sobre a verdade e a justiça. Além disso, ele acreditava na transmigração das almas, ou seja, na ideia de que as almas reencarnam em diferentes formas de vida após a morte.

 Empédocles expressou suas ideias por meio de poesia, em dois poemas épicos: "Sobre a Natureza" e "Purificações". Apesar de apenas fragmentos dessas obras terem sobrevivido, seu estilo poético complexo e desafiador, mas também é belo e inspirador.

 As contribuições de Empédocles foram de grande importância para a filosofia e a ciência gregas, e seu impacto se estendeu por séculos. Sua teoria dos quatro elementos e sua visão da natureza como uma interação dinâmica de forças influenciaram o pensamento ocidental e moldaram o desenvolvimento da física, da química e da medicina.

   1.      Empédocles falou sobre quatro elementos que formam tudo no universo. Você sabe quais são?

 Segundo Empédocles, os quatro elementos fundamentais que compõem tudo no universo são terra, água, ar e fogo. Esses elementos não são apenas a base de todas as coisas físicas, mas também representam estados da matéria e qualidades básicas da existência.

 2.      Como Empédocles diz que esses quatro elementos se misturam para criar as coisas ao nosso redor?

 Empédocles afirma que esses quatro elementos se combinam em proporções e arranjos variados para formar todos os objetos e fenômenos que encontramos. Por exemplo, a combinação de água e terra pode formar lama, enquanto fogo e ar podem criar calor e luz.

 

3.      Empédocles acreditava em duas forças que controlam como esses elementos se movem e como os seres vivos são formados ou desfeitos. Quais são elas?

 As forças que controlam a movimentação e combinação dos elementos, segundo Empédocles, são a Força Atrativa e a Força Repulsiva. A Força Atrativa é como um "ímã" que puxa os elementos uns para os outros, enquanto a Força Repulsiva os afasta, como quando tentamos aproximar os polos iguais de dois ímãs.

 4.      Como Empédocles explica a origem dos seres vivos? Ele acha que começamos complexos ou simples?

 

Empédocles postula que os primeiros seres vivos eram muito simples, similares a plantas. Com o passar do tempo, esses seres se tornaram mais complexos e diversificados. Este processo pode ser visto como um tipo primitivo de "seleção natural", onde formas de vida mais adaptadas sobrevivem e evoluem.

 5.      Para Empédocles, o que controla nossos pensamentos e emoções: o corpo ou algo mais?

 Segundo Empédocles, a mente é uma extensão do corpo físico. Em outras palavras, o cérebro é o órgão que controla todos os nossos pensamentos, emoções e ações. Ele não acreditava em uma "alma" separada que controla o corpo, mas sim que tudo está interligado.

 Referência bibliográfica para pesquisa:

 

 

FERRARI, Giovanni R. Empédocles. In: BRANCACCI, Aldo et al. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GUTHRIE, W. K. C. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Paulus, 2010.

LUCIANO, Carlos. Empédocles e o mundo: a ciência na Grécia Antiga. São Paulo: Nova Alexandria, 2011.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: Filosofia Antiga, vol. 1. São Paulo: Paulus, 1990.

VERNANT, Jean-Pierre. Mito e pensamento entre os gregos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

Última atualização: quarta, 15 nov 2023, 08:17